Acabei de saber do falecimento, ocorrido, em São Luís, do Economista Hiroshi Matsumoto, Professor aposentado do Departamento de Economia da UFMA e atualmente exercendo a presidência do IMESC. Conheci Hiroshi faz 48 anos, na condição de seu aluno, da disciplina Econometria, recém introduzida na grade curricular do Curso de Economia, da UFMA, em 1974.
Foi ele o primeiro professor de tal Disciplina por longo tempo. Desde então, nossas trajetórias tiveram interseções em várias oportunidades e por longo tempo. Já em 1976, nos tornávamos colegas no Departamento Economia e onde trabalhamos até nossas aposentadorias, na primeira década dos anos 2000. No final dos anos 70 do século passado, trabalhamos juntos no Sistema Estadual de Indústria, Comércio e Turismo, sob a liderança do economista Roberto Macieira, eu na chefia da Assessoria de Planejamento da Secretaria e ele, na Diretoria da Empresa Maranhense de Turismo, MARATUR. A atividade turística foi objeto de seu interesse de pesquisas durante longos tempos.
O foco maior do interesse intelectual de Hiroshi sempre foi a Econometria, ramo da Ciência Econômica desenvolvido só na segunda metade dos anos setenta do Século XX. Mas sem prejuízo de suas incursões no campo da Economia Política, segundo o demonstra o seu curso de Doutorado na UNICAMP. Com sua disciplina oriental, Hiroshi incursionou por vários campos de pesquisa, tendo produzido vasta gama de estudos e pesquisas sobre muitas áreas de conhecimento. Ao morrer ainda em fase laboral, chefiando um órgão público de pesquisa, ao qual deu vida em seus antepassados, Hiroshi cumpriu seu destino de profissional que retornou a sociedade, em conhecimentos gerados e transmitidos, o que recebeu desta mesma sociedade nas universidades públicas onde estudou. Que descanse em paz.
Por:
Prof. José Cursino Raposo Moreira