NOTICIAS

Processo Seletivo: Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico – UFMA

Está aberto o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDSE) da Universidade Federal do Maranhão foi criado por meio da resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFMA) 670/2009. Fez seu primeiro processo seletivo em 2010 e iniciou sua primeira turma em 2011, com a implementação do curso de Mestrado. A criação do PPGDSE resultou de um esforço coletivo dos professores e das professoras do Departamento de Economia da UFMA, que decidiram contribuir no atendimento de uma demanda regional por produção científica em nível de pós-graduação no campo das Ciências Econômicas. Como elemento norteador, estabeleceu-se a pretensão de desenvolver pesquisas que intensifiquem o debate sobre as particularidades locais e sua conexão com a universalidade do desenvolvimento capitalista. Desde 2013, com a formação dos primeiros mestres em Desenvolvimento Socioeconômico no Estado do Maranhão, o Programa tem contribuído na formação de pessoas para a carreira docente e para aprimoramento das atividades de pesquisas, em instituições públicas e privadas nas regiões norte e nordeste do Brasil. De fato, como é possível constatar a partir do acompanhamento de egressos, a ampla maioria dos ex-alunos está devidamente empregada, alguns, inclusive no Departamento de Economia da UFMA e em instituições de ensino do Maranhão e estados vizinhos, nesse caso com destaque para o Piauí. Além disso, vários ex-alunos seguiram a carreira acadêmica em nível de doutorado.

O edital pode ser obtido na página do PPGDSE/UFMA e conta com 12 vagas e bolsa de estudos para os primeiros lugares.

O Programa tem como área de concentração a de Desenvolvimento Socioeconômico.
Atualmente conta com as seguintes linhas de pesquisa:
i) Desenvolvimento Regional, Agricultura e Meio Ambiente – Desenvolvimento regional; desenvolvimento e agricultura; desenvolvimento e meio ambiente; desenvolvimento e território.
ii) Trabalho, Estado e Mundialização – Economia do trabalho; desenvolvimento, dependência e imperialismo; Estado e finanças públicas; política econômica e planejamento; economia internacional.
A atividade de pesquisa dos docentes vinculados ao Programa é articulada através dos grupos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, em alguns casos em parceria também com outros programas de pós-graduação da UFMA e da Universidade Estadual do Maranhão. Em 2018 verificaram-se contribuições dos seguintes grupos:
– Desenvolvimento Econômico e Agricultura Brasileira (DEAB);
– Grupo de Estudos sobre a Reestruturação Produtiva, a Mundialização do Capital, os Movimentos Sociais e o Estado Contemporâneos (GERME);
– Economia Regional Aplicada (ERA); – Grupo de Estudos sobre o Capitalismo Contemporâneo e a Reprodução da Força de Trabalho; – Grupo de Estudos em Economia Política e História Econômica (GEEPHE);
– Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP).
O ingresso no Curso de Mestrado se dá por meio de processo seletivo público e universal, regido por Edital, consistindo em quatro etapas: análise de anteprojeto de pesquisa, prova escrita, prova oral e prova de língua estrangeira (inglês). Desde o início das atividades do Programa, em 2011, até 2018 foram defendidas mais de 50 dissertações de Mestrado e apresentadas mais de 600 produções, considerando as produções bibliográficas e técnicas, por parte dos docentes e discentes. A partir de 2018, de forma mais sistemática, está sendo maior monitoramento das condições de funcionamento do Programa e estão sendo tomadas decisões que contribuam para o aumento da nota atribuída pela CAPES, de modo que se possa construir um projeto para um curso de doutorado.

Palavras-chave :

Compartilhar :