A história do Conselho Regional de Economia do Maranhão (CORECON-MA) se inicia com a ação coletiva de um grupo de economistas que assumiram a missão de criar o CORECON-MA e no decorrer dos anos de 1974 a 1976, lutaram e conseguiram êxito nessa missão.
A primeira vitória desse grupo ocorreu com a resposta do Ministério do Trabalho, através do Ofício AV/GM/DF/ n° 308, de 14 de agosto do ano de 1974, sobre a provocação dos economistas a cerca da necessidade de criação do CORECON-MA. No qual o Ministério exige a criação de uma Associação Profissional e a criação de uma Delegacia do CORECON da 8° Região/CE em São Luís como pressupostos para o pleito dos economistas.
Em resposta às exigências do Ministério do Trabalho foi fundada a associação de economistas em 22 de março do ano de 1974 e a delegacia em primeiro de agosto do ano de 1975 com o Economista Raimundo Nonato Palhano Silva indicado pela associação e homologado como Delegado.
A instalação do CORECON-MA somente foi autorizada pelo COFECON no VI Simpósio Nacional dos Conselhos Regionais de Economia realizado em Belém-PA no período de 13 a 15 de agosto do ano de 1975.
Realiza-se, então, no dia 13 de fevereiro do ano de 1976 a instalação do Conselho Regional de economia da 15° Região/MA, sendo eleitos nove conselheiros efetivos e nove Suplentes, sendo também eleitos para a diretoria os Economistas José Ribamar da Silva Campos e Raimundo Nonato Palhano Silva, respectivamente para Presidente e vice.
Para saber mais sobre história do CORECON-MA acesse o link:
HISTÓRIA DO CORECON